Publicidade

Introdução à publicidade on-line do Google

Com a publicidade do Google, você poderá alcançar novos clientes no exato momento em que eles estiverem pesquisando seu tipo de produto ou serviço. Você pode optar por receber cobranças por cliques, impressões ou conversões, dependendo do tipo de campanha que exibe.

Assim que seus anúncios estiverem em exibição, fornecemos dados de desempenho para que seu outro parceiro acompanhe o que está funcionando e o que não está. Os produtos de publicidade Google AdWords e AdWords Express do Google são altamente confiáveis. Com eles, você compreende com precisão o retorno do seu investimento em publicidade e permite que seu outro parceiro faça ajustes a fim de atingir o melhor retorno possível. Para um resumo das diferenças entre o Google AdWords e o AdWords Express, consulte support.google.com/adwords/express/answer/1689628

Além da Pesquisa do Google, também é possível exibir anúncios na rede de sites parceiros do Google (locais em que você já deve ter visto a mensagem "Anúncios do Google"), incluindo o YouTube. Nessa rede, você pode usar outros formatos de anúncio, como anúncios gráficos e em vídeo.

O Google e parceiros terceirizados

Acreditamos que a publicidade do Google pode ajudar sua empresa a ter sucesso. No entanto, talvez você não tenha tempo ou recursos para se dedicar à criação (e manutenção constante) de uma conta bem-sucedida. Ou talvez você queira apenas uma ajuda de um especialista com a otimização.

É nesse momento que entram nossos parceiros. Existem diversos tipos diferentes de parceiro, desde a maior agência de publicidade e editora das páginas amarelas até um consultor da Web que trabalha sozinho. Para ajudar você a escolher um parceiro terceirizado, criamos os programas de parceiros. Os terceiros participantes que cumpriram os requisitos de um dos nossos programas de parceiros podem exibir o selo do programa em questão nos respectivos websites. Dois selos que você provavelmente verá com mais frequência são o do Google Partners e o do Parceiros Premium para PME.

Para confirmar se uma empresa é certificada nos nossos programas de parceiros, clique no selo no website dela. Se a empresa for certificada, você acessará a página do perfil dela no Google.

Como trabalhar com um outro parceiro

Um outro parceiro pode economizar o tempo e a energia da sua empresa e o seu. Para melhores resultados, recomendamos que você se envolva com suas campanhas publicitárias e as acompanhe de perto, e deixe que seu parceiro faça o trabalho demorado.

Os parceiros geralmente cobram uma taxa adicional ao custo da sua publicidade. Lembre-se de que eles fornecem serviços valiosos, como gerenciar suas campanhas, enviar relatórios, responder a perguntas ou otimizar suas campanhas. Acreditamos que é importante que você entenda o custo total de sua publicidade, incluindo todas as taxas cobradas por seu outro parceiro. Você pode usar esse valor para determinar seu retorno do investimento (ROI, na sigla em inglês).

Veja cinco dicas rápidas para ser um cliente esperto:

Seja seletivo. Ao selecionar um outro parceiro para trabalhar com você, procure empresas que tenham um selo do Google Partners ou de Parceiros Premium para PME. Você pode usar a Pesquisa de parceiros do Google ou navegar no website dos Parceiros Premium para PME da sua região para verificar se uma empresa realmente faz parte do Google Partners ou dos Parceiros Premium para PME. Como parte do seu processo de seleção, verifique se entende e se está de acordo com a duração do contrato que está fechando com o parceiro. Há outros critérios para ajudar você a escolher o parceiro terceirizado ideal:

O parceiro já trabalhou com empresas da sua área anteriormente?

E com as empresas com orçamentos ou públicos-alvo semelhantes?

Quais outros serviços eles podem fornecer (junto com a publicidade do Google) para expandir seus negócios?

Escolha um parceiro. Você pode ficar tentado a dividir seu orçamento entre vários terceiros para ver qual deles gera os melhores resultados. Sinta-se à vontade para fazer isso. No entanto, recomendamos testá-los um por vez. O Google não exibe mais do que um anúncio por empresa em uma página de resultados de pesquisa. Assim, é difícil testar vários terceiros de uma só vez.

Aprenda. Compreender a publicidade em um nível avançado pode levar tempo, mas não demora muito aprender os princípios básicos da publicidade do Google. Leia com atenção a seção "Princípios básicos da publicidade" abaixo. Para saber mais, acesse a Central de Ajuda do Google AdWords em adwords.google.com/support/aw ou a Central de Ajuda do AdWords Express em support.google.com/adwords/express/. Compreender esses programas ajuda você a tomar decisões mais conscientes com seu outro parceiro.

Confie na experiência. Se você estiver trabalhando com uma empresa que já gerenciou centenas de contas de publicidade do Google, provavelmente ela desenvolveu uma experiência com os produtos de publicidade do Google. Se a equipe dela disser que determinados setores têm um histórico de maiores custos de publicidade on-line ou que algumas palavras-chave ou anúncios não são adequados para sua empresa, provavelmente ela sabe com base na experiência dela.

Avalie seu desempenho. A não ser que seu objetivo seja branding, o mais importante sobre a publicidade é o retorno do investimento com ela (ou seja, o número de clientes novos que entram pela porta). Então reserve tempo todo mês para contabilizar seu investimento e os resultados que está conseguindo com ele.

Deve-se ter cuidado com o quê?

Acreditamos que é importante que você tenha uma boa experiência com a publicidade do Google. Se você não tiver uma boa experiência, nos informe. Primeiro certifique-se de trabalhar com seu outro parceiro para tentar solucionar quaisquer problemas antes de entrar em contato conosco.

Muitos parceiros conquistaram nossa confiança representando os melhores interesses dos seus anunciantes. No entanto, alguns terceiros não fizeram o mesmo. Atente para as seguintes atividades e nos comunique sobre elas:

Não compartilhar o custo e o desempenho das campanhas de publicidade: você tem o direito de saber, no mínimo, o número de cliques, impressões e o custo dos seus anúncios do Google.

Garantir o posicionamento do anúncio, seja em um canal de publicidade específico ou em uma posição específica: não é possível garantir uma posição de anúncio específica nas páginas de resultado de pesquisa do Google.com.br. A posição do anúncio é determinada por um leilão e muda dinamicamente a cada pesquisa nova. É possível que alguns terceiros cobrem somente se atingirem o posicionamento do anúncio que você deseja. Porém, os que garantem uma posição específica (ou seja, a primeira posição toda vez que um usuário pesquisar sua palavra-chave) não representam corretamente a forma de funcionamento da publicidade do Google.

Afirmar que é funcionário do Google: pergunte o nome da pessoa e peça que ela envie um e-mail a você por um endereço de e-mail @google.com (não @gmail.com).

Tentar convencer você a se inscrever por meio de ameaças ou intimidações: terceiros não podem remover sua empresa dos resultados de pesquisa natural ou orgânica no Google.com.br.

Afirmar que a publicidade no Google afetará sua classificação orgânica ou natural: a publicidade no Google não tem impacto na sua classificação orgânica ou natural nos resultados de pesquisa. A publicidade e a classificação nos resultados de pesquisa não estão relacionadas.

Sistema de preços enganoso: talvez a agência não use o orçamento de publicidade correto que foi combinado com você. Certifique-se de solicitar uma cópia oficial do seu contrato por escrito.

Informar uma violação da política de terceiros

Você acredita que um outro parceiro está violando esta política? Entre em contato: denuncie uma violação da política de terceiros.

Não responderemos pessoalmente quando você entrar em contato para falar sobre um terceiro. No entanto, investigaremos seus comentários e, se necessário, tomaremos as providências adequadas.

Noções básicas de publicidade

Posição média: a posição média em que um anúncio é exibido quando acionado. Uma posição média de 1 a 8 geralmente significa que o anúncio está sendo exibido na primeira página de resultados de pesquisa.

Cliques: o número de vezes que os usuários clicaram no seu anúncio.

Taxa de cliques (CTR, na sigla em inglês): o número de cliques dividido pelo número de impressões, exibido em forma de porcentagem. Uma boa CTR pode melhorar sua posição média.

Conversão: a ação resultante da sua publicidade, como uma ligação, um lead ou uma venda. Essa é geralmente uma boa métrica para avaliar o desempenho da publicidade.

Custo: o valor total que você gasta com publicidade no Google.

Impressões: o número de vezes que o anúncio foi exibido.

Palavras-chave: palavras ou frases que você seleciona no Google AdWords. Quando os usuários as pesquisam no Google, seu anúncio é exibido ao lado ou acima dos resultados de pesquisa. Para o AdWords Express, o Google seleciona automaticamente palavras-chave com base no seu anúncio pequeno e na descrição do produto. Você não escolhe as palavras-chave.

Se você tiver alguma dúvida sobre sua conta de publicidade do Google e precisar de ajuda, acesse a Central de Ajuda do Google AdWords em adwords.google.com/support/aw/ ou a Central de Ajuda do AdWords Express em support.google.com/adwords/express/.